Alcance Natural
Os guppies são originários da América do Sul e das Índias Ocidentais.
Tamanho e longevidade máximos
Os tamanhos podem variar de 3 a 5 cm.
Qualidade da água
· Temperatura: 24°C – 26°C.
· pH: 7,0-7,5
· Dureza geral: 250-300 ppm (se começarem a adoecer dobrar esta dose pode ajudar).
Guppies precisam de água limpa e rica em oxigênio, certifique-se de que os tanques não sejam superlotados, bem arejados e os filtros limpos regularmente.
Certifique-se de que todos os filtros biológicos estejam funcionando corretamente, garantindo que nenhuma amônia ou nitrito está presente.
Alimentando
Um peixe ativo, os guppies usam uma enorme quantidade de energia e precisam ser alimentados pelo menos 3 vezes ao dia, com uma variedade de alimentos, incluindo alimentos secos, frescos, congelados ou vivos.
Guppies são comedores de superfície e prontamente aceitam a maioria dos alimentos preparados. Contudo, eles devem receber uma dieta com alto teor de vegetais e um alimento seco como a Spirulina deve ser usado ocasionalmente.
Compatibilidade
Eles são adequados para um tanque comunitário densamente plantado com outros peixes pacíficos. É melhor escolher companheiros de tanque com necessidades de água dura ligeiramente alcalina em sua aquário.
Evite lotar com espécies maiores ou agressivas que irá beliscá-los por causa de suas caudas coloridas.
Os guppies machos podem continuamente “assediar” guppies fêmeas se mantidos juntos, isso pode ser evitado em situações comerciais estocando machos e fêmeas em tanques separados. Isso vai parar a reprodução contínua.
Cor e variedades
Embora existam muitas belas formas selvagens de vivíparos, guppies foram criados seletivamente em todo o mundo para produzir uma enorme variedade de cores, forma do corpo e barbatana.
Sexagem
Os vivíparos têm o traço comum de dar à luz nadando jovens (ovovíparos), em vez de postura de ovos como maioria dos outros peixes. Para conseguir isso, os machos têm uma barbatana anal modificada chamada gonopódio que é usado para facilitar fecundação interna da fêmea. Uma vez fertilizados, os ovos amadurecem dentro do oviduto da mãe. Os ovos então eclodem
internamente e dão “nascimento” à prole resultante logo depois.
Os alevinos de guppies têm cerca de 7 a 10 mm de comprimento quando nascem e são provavelmente as espécies mais facilmente criadas com alimentação de alimentos secos finamente moídos e não requerem alimentos especiais como a maioria das outras espécies quando começam a se alimentar.
Machos e as fêmeas são geralmente facilmente distinguidos como os machos têm um corpo menor com caudas de cores vivas, as fêmeas também ter uma mancha escura “gravídica” na região anal.
Sua facilidade de reprodução significa que é a primeira espécie que muitos amadores começam procriar.
Informações gerais
Guppies são provavelmente o livebearer mais popular entre tanto proprietários de aquários como criadores avançados.
Tornou-se uma espécie de peixe para amadores com criação seletiva resultando em muitas variedades de colorações e barbatanas espetaculares. Estes peixes são geralmente robustos e tolerantes a uma ampla gama de condições do aquário – por esta razão são frequentemente recomendados para principiantes.
No entanto, devido à intensa reprodução seletiva, guppies podem ser mais difíceis de manter do que seus ancestrais selvagens.
Por esta razão, é importante tentar combinar as condições do tanque às suas exigências de condições ligeiramente duras e alcalinas, caso contrário, eles podem se tornar fracos e propensos a bactérias infecções. Serão propensos a doenças bacterianas em águas macias.
Interessantemente, guppies introduzidos em aquários domésticos vazios, onde a água está bem envelhecida e há vida vegetal e algas para pastar, pode fazer a transição do descrito anteriormente água dura, com pouco ou nenhum efeito nocivo. Isso é atribuído ao níveis mais elevados de estresse os peixes são expostos em condições comerciais, como peixes entrando e saindo constantemente dos tanques, mais manuseio e densidades mais altas.